Mas o que muito se escuta é que, não vai prestar, Brasil não vai saber fazer, marginais vão querer assaltar turistas, etc.
Outras pessoas pensam que é um desperdício de dinheiro levantar grandes estádios que serão pouco utilizados.
Quanto a min, a principio imaginei tudo isso, mas vendo por um outro ângulo, a FIFA é a organizadora do evento, é uma instituição que como sabemos preza organização e segurança.
Então gosto de imaginar, que talvez possa haver um crescimento da consciência da população. A grande maioria dos torcedores, pegando Recife-PE como exemplo, não conhece estádios modernos, é acostumado com um sistema de segurança ultrapassado, e má organização geral dos clubes.
Com o novo estádio, com a nova organização, torcedores podem realmente se sentir a vontade, gostar, e prezar esse sistema, e querer implantado nos seus clubes, reconhecendo ser ultrapassado.
Isso já é um passo para um futuro mais moderno, não por causa de novas construções, mas pela nova percepção das pessoas em enxergar um novo mundo, um novo modelo, sentindo a facilidade de acesso, e tranquilos ao levar sua família para um jogo. Isso faz com que qualquer outro lugar que ele vá, se espelhe nessa organização e cobre de seus governantes melhorias para determinado setor o estado.
É o caso dos Cais do porto do Recife, que ultimamente vem melhorando e com sucesso. Apenas se tinha o marco zero como referencia turística no Recife antigo, hoje, se espelhando em cais da Europa e Canadá. O governo investiu na construção de um grande centro de artesanato, e no primeiro andar um restaurante com vista para o porto. Um projeto que deu certo e ainda tem muitos metros de cais "abandonados" podendo ser restaurados. Não por construções em si, mas pelo enriquecimento cultural da cidade, proporcionando bem estar para seu povo, e mostrando seu valor ao mundo.
Pequenas coisas que podem parecer fúteis e sem sentido para uns, é um grande acréscimo para consciência e percepção de outros.