Recentemente um vídeo circulou na internet no qual mostra uma repórter na Bahia entrevistando um rapaz suspeito de estupro. O caso tomou repercussão porque a repórter usa de sua "autoridade" jornalística fazendo perguntas ofensivas à uma pessoa ainda não julgada e algemada.
O vídeo foi ao ar em vários programas de TV, especialistas e psicólogos comentando a falta de respeito e ética profissional da repórter que ridicularizava o seu entrevistado. "Onde estão os direitos humanos", Diziam os entrevistados do programa. Como se trata de um rapaz humilde, ele não tem conhecimentos de seus direitos e se sente na obrigação de responder tudo o que a repórter pergunta. assistam:
Concordo que a repórter foi ingenua ao acreditar que se fazendo superior iria sempre levar vantagem sobre seus "entrevistados" algemados, do qual ela é acostumada a fazer suas matérias. A ética profissional dela passou longe, desrespeitando sim o "acusado".
Mas é ai onde eu me levanto pra falar sobre um aspecto que vem me incomodando, Talvez esse caso não tenha sido o primeiro e nem o ultimo a abordar a falta de direitos humanos dos "suspeitos", mas eles estão começando a saber de seus direitos e levam isso ao extremo, como se fosse solver seus problemas, o que vem acontecendo é que a maioria dos suspeitos agora querem seus direitos humanos, e acaba por ter um tratamento diferenciado, não digo só suspeitos mas até bandidos presos em flagrantes e bandidos que assumem seus crimes, não quero dizer que um pague por todos os crimes dos outros, mas como essa informação (direitos humanos) também chega nos bandidos eles estão se tornando mais "resistentes" perante a policia, fazendo eles cometerem seus crimes e não ter tanta preocupação ser for pego, eles estão sabendo como o sistema funciona. Bandidos ou suspeitos tem que temer uma delegacia, mas eles estão achando que é um playground, dando exemplo aos seus amigos da favela, que o vêem na TV e o acham uma "comédia" virando uma especia de "ídolo" temporário e outros vão querer aparecer também, para aparecer terão que cometer crimes, cometem sem dó pois sabem que em muita coisa não vai dar.
Encerro com um exemplo que vi essa semana através do G1. Uma garota de 15 anos morreu porque não entregou a bolsa ao bandido, ela não reagiu, apenas não quis entregar a bolsa. o ladrão abriu fogo e ela morreu horas depois no hospital. Os suspeitos foram presos horas depois, eram três rapazes e um deles confessou ter assassinado a garota, sem demonstrar nenhum remorso, e rindo falou: "é o que acontece quando se reage a um assalto."
link da noticia: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/10/ela-nao-quis-entregar-bolsa-diz-namorado-de-jovem-morta-em-sp.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário