segunda-feira, 4 de março de 2013

[Mobilidade Urbana - Recife]

    Todos os Recifenses já estão cansados de ter que ir trabalhar e passar cerca de 1-2 horas presos dentro de carros e ônibus em engarrafamentos na RMR (região metropolitana de Recife). Sendo  um trajeto que seria feito em 20-30 minutos com o trânsito livre.
Mas a tendência é piorar, com uma média de venda de 500 (mais ou menos) automóveis por dia, esses crescimento desordenado vai acabar ainda mais com seu senso de humor e seu dia será ainda mais desgastante.
    Mas e as motos? Sim...motocicletas tem sido a alternativa de muitas pessoas, ganhar tempo, econômica, não se atrasar nos compromissos e levar vento na cara. Muita gente ama motos e tem sempre novos adeptos. até mesmo quem nunca simpatizou apela para as elas e acaba gostando.
Mas com todo esse lado bom vem as desvantagens, em dias de chuva é necessário toda uma vestimenta impermeável e mesmo assim você acaba se molhando e chegando no seu destino ensopado. Motos facilmente caem e excesso  de velocidade acaba transformando-a no mais fatal dos automóveis.

    Sem um planejamento para obras de circulação, e convenhamos que feita uma obra ou outra não demoraria muito para engarrafar novamente, então:

A Toyota lançou um protótipo no salão de genebra dia 04 de março de 2013 do "I- ROAD"
um veiculo que se inspira na moto, para ajudar a diminuir todos os problemas de trânsito e segurança. É totalmente fechado, contando ainda com sistema de som, ar-condicionado/aquecedor e Bluetooth. o I-road comporta duas pessoas e pelo visto deve ter uma especie de porta-malas para levar pequenos objetos. A Toyota diz que é do tamanho de uma moto convencional, com a funcionalidade e a segurança de um carro. I Road é um veículo elétrico tem uma autonomia de 50 km, podendo ser "re-abastecido" por três horas em qualquer fonte de energia domestica.

A Toyota ainda não tem uma data para lançamento do veiculo. 


 Fotos: Divulgação.



medidas do i-road:
2,35 de comprimento
1,44 de altura
1,70 entre-eixos
850mm de largura.







Sabemos que é uma solução a longo prazo, mas é uma solução. A cidade precisaria se adaptar e montar postos elétricos na sua região metropolitana. Empresas privadas precisariam adaptar suas garagens e estacionamentos e fornecer também alimentação elétrica.

[Vídeo] Funcionamento do I-Road:



Nenhum comentário:

Postar um comentário