sexta-feira, 7 de junho de 2013

[Opinião] Sobre o Recente Ataque de Tubarão em Pernambuco.

"Tubarão - A vingança (1987)"

Quando entra no período de inverno a população Pernambucana, pelo menos os mais assíduos a praias, se lembram do nosso bom e velho amigo litorâneo, Tubarão.

Que ele estão em nossas orlas, não é mais discutível, é uma certeza. Pesquisas feitas com o barco Sinuelo conduzido pela equipe da UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e coordenado pelo CEMIT, (comitê estadual de monitoramento de incidentes com tubarões)  desde 2004 vem estudando o comportamento das criaturas e constataram grande movimentação durante os períodos de Chuvas, inverno e lua cheia.

Hoje, dia 07/06/2013 foi confirmada a morte de uma pessoa por ataque de tubarão. José Rogério Tavares da Silva, 41. Testemunhas afirmaram que ele estava bêbado e foi se banhar na praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho no dia 25/05/2013. Desapareceu e seu corpo foi encontrado três dias depois na praia do Paiva, também no Cabo.

A confirmação da morte só saiu hoje (07/06) por liberação do Laudo da perícia dizendo que a vítima morreu em razão do ataque e não por afogamento, como foi suspeitado.



O barco Sinuelo estava afastado de suas atividades por questões burocráticas, apesar de sua utilidade para com os cidadões do litoral e o direito de saber as condições de banho no mar. 
Se estivesse em uso poderia ter emitido algum alerta e dizer que a área estava infestada ou algo parecido?

É possível, mas acho muito improvável que o Sr. José Rogério, tenha entrado na água e imediatamente ter sido atacado por um tubarão, até porque as águas da praia de Enseada dos Corais são relativamente rasas e com pedras até certo ponto.

Creio que o CEMIT em defesa do Sinuelo, pediu uma contribuição no laudo da pericia para que invertesse a ordem afogamento/morte, para então por questões de força maior o barco poder navegar novamente.

Que diga-se de passagem, a reutilização do barco de monitoramento no nosso litoral, historicamente marcado por ataques, seria muito bem vindo.


terça-feira, 4 de junho de 2013

[Já Li] O Canto da Sereia



Augustão é o nosso personagem principal. Um típico Brasileirão que desenrola suas situações a base de 'muamba' e jogo de cintura.
Fica doido quando vê um rabo de saia, mas é um eficiente investigador particular. Augustão também é jornalista, maconheiro e um cervejeiro de primeira.
Como a própria capa do livro diz é um Noir Baiano, O livro tem como tema principal um assassinato, traição, uma história quase sempre narrada sobre uma perspectiva criminal e tem sempre a presença do nosso Augustão em praticamente todas as cenas.

Na Bahia, um cheiro de acarajé no ar do carnaval, um assassinato cometido. Augustão estava presente e envolvido no momento. um tiro por trás na nuca.
Por honra ao seu ofício e em nome da justiça ele vai tentar resolver esse caso e até fazer umas boas matérias  para o jornal.
a trama envolve vários personagens como Mara, Mãe Marina (mãe de santo), Tuta, Paulinho, Vavá, Dedé, Jorge de Ogum e a própria Sereia. Todos muito bem inseridos no enredo.

Eu particularmente desconhecia Nelson Motta, mas é certeza que o homem é coerente e fez um ótimo trabalho.
Sua trama não deixa pontas soltas, é engraçado e agradável de ler.

Uma história de fama, amor, paixão e traição



Um fato curioso:
 O autor descreve a Mãe Marina muito parecida com a política Marina Silva
(e de fato a personagem vai para o ramo da política como ele descreve no final.)

E o Jorge de Ogum, por ser negro, alto, forte e músico. No final do livro vai para o Rio de Janeiro por profissão. O que me lembra imediatamente o cantor Seu Jorge.

sábado, 1 de junho de 2013

[Já li] O lado bom da vida



Sem Spoilers.

      Pat Peoples é um cara de personalidade. Nosso protagonista sofre de uma amnésia e bipolaridade.
Mas para ele o certo é o certo e o errado é errado.
      A história começa com Pat no centro médico de reabilitação mental ou lugar ruim, como ele chama. Com uma liminar na justiça sua mãe consegue lhe tirar de lá. Após alguns anos Pat volta então para o mundo real, onde muita coisa mudou, como seu time de football americano o Eagles. E também seus amigos e o modo como o tratam.
    Pat era casado antes de ir para o lugar ruim. Através de terapia ele vai aos poucos melhorando e tentando lembrar o que aconteceu, mas segue apaixonado por sua mulher Nikki
Por algum motivo que ele não sabe, Pat é proibido de se encontrar com Nikki, na verdade precisa se manter 150 metros afastado dela. Então ele aproveita esse "tempo separados" para cuidar de seu corpo e de sua saúde, malhando entusiasmadamente e correndo todos os dias para manter a forma, como Nikki gostaria.
     Na sua trajetória ele encontra Tifanny, uma pessoa um tanto quanto perturbada como ele. A partir Daí e história se desenvolve com a amizade deles que vai melhorando e piorando a cada dia.

Uma história de dedicação e esperança. 
Com algumas cenas bem engraçadas.