terça-feira, 4 de junho de 2013
[Já Li] O Canto da Sereia
Augustão é o nosso personagem principal. Um típico Brasileirão que desenrola suas situações a base de 'muamba' e jogo de cintura.
Fica doido quando vê um rabo de saia, mas é um eficiente investigador particular. Augustão também é jornalista, maconheiro e um cervejeiro de primeira.
Como a própria capa do livro diz é um Noir Baiano, O livro tem como tema principal um assassinato, traição, uma história quase sempre narrada sobre uma perspectiva criminal e tem sempre a presença do nosso Augustão em praticamente todas as cenas.
Na Bahia, um cheiro de acarajé no ar do carnaval, um assassinato cometido. Augustão estava presente e envolvido no momento. um tiro por trás na nuca.
Por honra ao seu ofício e em nome da justiça ele vai tentar resolver esse caso e até fazer umas boas matérias para o jornal.
a trama envolve vários personagens como Mara, Mãe Marina (mãe de santo), Tuta, Paulinho, Vavá, Dedé, Jorge de Ogum e a própria Sereia. Todos muito bem inseridos no enredo.
Eu particularmente desconhecia Nelson Motta, mas é certeza que o homem é coerente e fez um ótimo trabalho.
Sua trama não deixa pontas soltas, é engraçado e agradável de ler.
Uma história de fama, amor, paixão e traição
Um fato curioso:
O autor descreve a Mãe Marina muito parecida com a política Marina Silva
(e de fato a personagem vai para o ramo da política como ele descreve no final.)
E o Jorge de Ogum, por ser negro, alto, forte e músico. No final do livro vai para o Rio de Janeiro por profissão. O que me lembra imediatamente o cantor Seu Jorge.
Marcadores:
Augustão,
Bahia,
livro,
Mara,
Nelson Motta,
Noir,
O canto da sereia,
Sereia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário