sábado, 31 de agosto de 2013

[Motos] Honda CBR 250R Primeiras Impressões

Honda Lead 110 e CBR 250r

Nesse post quero falar sobre minha nova aquisição, a Honda CBR 250 R. Hoje, 31 de agosto, faz uma semana que comprei a moto. Em uma semana foram percorridos 500km e já me sinto apto para falar sobre algumas primeiras impressões e principalmente comparações com minha moto anterior, NXR 150 Bros ESD.

- Saindo de uma trail para uma esportiva.
É considerada uma mini-esportiva, principalmente pela posição de pilotagem. Como rodo sempre em cidade a moto foi comprada para este propósito, fiquei na dúvida entre a XRE 300 da Honda e posteriormente a CBR 250. Foi um pouco difícil encontrar referências sobre a CBR e este também é um dos motivos que faço esse post.

- Conforto/Posição
Claramente a posição em ereta do piloto na Bros aparenta ser mais confortável, mas quando você pega a 'manha' na distribuição de peso da CBR sem deixar cair tanto para os braços, fica confortável também. Sim a Bros é mais confortável.

Quanto a utilidade da posição, na Bros quando o piloto acelera, você sente forte as pancadas de vento no peito e capacete, o que te da pouca velocidade e requer força segurando o guidão. Neste aspecto foi muito claro na CBR a facilidade de andar com mais velocidade, você sente perceptivelmente a moto 'cortar' o vento com o design e a bolha frontal, com o piloto mais bem posicionado (inclinado), ajuda no processo de aerodinâmica.

-Cidade/Consumo
Logo no início estava mais preocupado em sentir a moto, depois fui contar o consumo. Na cidade a moto tem um bom desempenho, se o trânsito estiver com algumas folgas, a moto responde bem a aceleração e facilmente você consegue cortar os carros com segurança. Digo que a moto te passa a impressão de você ter mais controle sobre ela. Já se o trânsito estiver muito apertado, os retrovisores grandes e bem abertos são um problema, pois vai esbarrar com os retrovisores dos carros normais. Em algumas SUV's o retrovisor passa por baixo tranquilo. Um ponto ruim, é que os retrovisores são fixos na carenagem, com isso você não pode fazer aquela pequena inclinação no guidão para passar pelos corredores apertados. Na Bros era fácil esse tipo de manobra pelo fato do retrovisor 'ir' junto com o movimento do guidão.

Quanto ao consumo, na primeira e única medição consegui uma média de 33km/L (Em comparação de 35-37 km/l que fazia na Bros). Como ainda estou em processo de amaciamento, não forcei muito a rotação do motor, chegando no máximo a 7.000 RPM em velocidade final, e entre 5-6.000 rotações em troca de marcha (muitas vezes até menos). Creio que isso tenha ajudado no consumo. Estou na segunda medição e posteriormente compararei.
Pronto para o rolé.

-Considerações finais
Comparando minhas duas e únicas motos (e a Honda Lead 110 da minha namorada), sim, adorei a CBR 250, ela é linda, econômica, vai muito bem no trânsito com uma tocada muito boa e atinge uma velocidade agradável com rapidez. Sem contar que comprei sem jurus e sempre fui gamado nos modelos esportivos.

Com a Bros eu era mais ágil no trânsito, conseguia mudar de faixas nos engarrafamentos apetados de maneira fácil, creio que necessito de mais tempo para utilizar melhor a CBR, porem é perceptivo que ela não tem tanta agilidade no trânsito como a Bros, Além de ser mais pesada.
No mais, não me arrependo, pelo contrario, estou adorando a moto. Como meu uso é estritamente cidade, me desapeguei fácil da ideia de ter uma XRE 300 e também pelo fato de ter um consumo um pouco maior que a CBR, também por ter mais torque do que velocidade final (mas acho uma moto muito linda).

Tentarei gravar algum vídeo para mostrar o desempenho, e postarei sobre manutenções e gastos da CBR 250r.



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